"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." (Freire, 1996, p. 21)
Introdução
A Introdução tem como finalidade introduzir o tema, apresentar o problema que será tratado (o porquê do trabalho e a metodologia usada) e os objetivos ou propósitos que se pretende atingir.
Pela ordem que se julgar mais conveniente, na Introdução deverão estar presentes os seguintes aspetos:
- Pertinência do tema (porquê pesquisar e escrever sobre o assunto do trabalho, qual a sua utilidade e razões da escolha);
- Enquadramento teórico (faz-se uma breve descrição do tema);
- Objetivos ou propósitos gerais do trabalho (habitualmente utiliza-se o infinitivo: Conhecer… Divulgar… Construir…);
- Questões ou problemas a tratar e razões da sua escolha (as questões colocadas na Introdução devem ter correspondência na Conclusão);
- Tipo de estudo e método seguido (exemplo: pesquisa, inquéritos, entrevistas, áudios, …);
- Estrutura geral do trabalho (o modo como está dividido o trabalho).
Apesar de aparecer no princípio do trabalho, a Introdução é, frequentemente, atualizada ao longo do trabalho, pois só assim o autor tem conhecimento da globalidade da investigação efetuada.